PRESENÇA DA POLÍCIA MILITAR NA ESCOLA

Parcerias são sempre muito bem vindas, principalmente quando envolve a Educação. Cumprindo sua missão constitucional de preservação da ordem pública, a Polícia Militar estará desenvolvendo, em parceria com a Comunidade Escolar e sociedade civil, um projeto que objetiva a interação com os alunos, pais, professores e demais funcionários. Para dar início a esta parceria, na manhã desta ultima sexta-feira, 06/04/2018, aconteceu, nas dependências da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, uma reunião entre a secretária de educação e equipe, assessora pedagógica, diretores das escolas municipais, estaduais, representantes do Conselho Tutelar e da Polícia Militar de Araputanga. Na oportunidade, discutiu-se como acontecerá este projeto e como a Policia Militar se fará presente no ambiente escolar. Infelizmente, na atualidade, a comunidade escolar tem sido alvo constante da diversos tipos de violência. Escolas vandalizadas, patrimônios destruídos, bens subtraídos, educadores ameaçados e agredidos, alunos sofrendo ameaças ou sendo aliciados, roubos no trajeto para escola ou casa, entrada de armas e drogas no estabelecimento. A partir deste contexto, faz-se necessário que os órgãos públicos e sociedade se unam na busca de soluções. Desta maneira, a Policia Militar de Araputanga, representada pelo MAJ PM Dulcézio Barros de Oliveira, SUB TEN PM Gerson Ribeiro Garcia, 2º SGT PM Adalto de Freitas Primo, CB PM Rodevilson Cardoso Monteiro e os SD PM Luiz Gustavo dos Santos Carvalho, firmaram um acordo com a Comunidade Escolar deste município, em que a Policia Militar estará fazendo visitas regulares, orientações diversas e palestras sobre a importância da conscientização e participação de todos para a diminuição dos problemas de segurança. A Policia Militar almeja ser um ponto de referência para a comunidade escolar, agindo como orientadora e facilitadora na resolução dos conflitos. E de forma complementar, ser uma inibidora de crimes, principalmente no entorno das escolas. Para quem defende que escola não é lugar para policiais e que estes devem preocupar-se em ficar nas ruas garantindo a segurança pública, é interessante fazer a leitura da Constituição da República, no capítulo que trata da educação. Art. 205 – A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.